Condicionamento Fisico

//Condicionamento Fisico
Condicionamento Fisico2014-03-01T02:20:55+00:00

Os exercícios aeróbicos são atividades que aumentam o consumo de oxigênio e, como conseqüência, a freqüência cardíaca; ao mesmo tempo, exigem que quase todo o conjunto de músculos do corpo se movimente.
Alguns benefícios da atividade aeróbica são:
– fortalece o coração, aumentando sua eficiência pelo aumento da capacidade cardio-respiratória;
– melhora o perfil lipoprotéico deixando o colesterol HDL e LDL em níveis saudáveis;
– melhora a saúde mental geral;
– melhora o sistema imunológico, tornando-nos mais resistentes às infecções comuns;
– aumenta a resistência à fadiga, dando mais disposição e energia ao indivíduo;
– tonifica a musculatura.
– abaixa o nível da pressão arterial.

Mais alguns dados sobre exercício aeróbico:

Maior eficiência cardíaca
Um coração mais forte é capaz de bombear mais sangue a cada batimento. Portanto, o coração não precisa bater tão rápido durante o repouso ou a atividade física.

Perda de peso
O excesso de peso é um fator que contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes e alguns tipos de câncer.
A associação de uma dieta alimentar balanceada com a prática regular de uma atividade física aeróbica permite a redução de peso.

Melhora da saúde mental
A prática regular de atividade física aeróbica promove a liberação de endorfinas, substâncias naturais com ação analgésica. Além disso, as endorfinas combatem o estresse, a depressão e a ansiedade.

Fortalecimento do sistema imunológico
Pessoas que praticam exercícios físicos regularmente são menos vulneráveis a doenças virais, como resfriados e gripes. Acredita-se que os exercícios aeróbicos ajudam a ativar o sistema imunológico e prepará-lo para combater infecções.

Maior disposição
Os exercícios físicos podem deixá-lo cansado a curto prazo, durante e logo após o treinamento, mas posteriormente aumentam a disposição e reduzem a fadiga.

Maior força muscular
Os exercícios aeróbicos estimulam o aparecimento de pequenos vasos sangüíneos nos músculos. Assim, o organismo consegue fornecer maiores quantidades de oxigênio para o tecido muscular, removendo o que é indesejável no metabolismo, como o ácido láctico, por exemplo.

Profissional responsável: Marcelo Chagas