Loading...

Pilates

Pilates2018-06-14T15:27:32+00:00

Trata-se de um método que visa à execução de diferentes tipos de exercícios em aparelhos específicos, ou no solo, respeitando a individualidade de cada um.

Tem como objetivos melhorar a flexibilidade, a propriocepção, a postura, a consciência corporal, a coordenação motora, o equilíbrio, a respiração e a  definição muscular; além disto, propõe-se a diminuir as tensões musculares, a aumentar a força muscular, a aliviar dores, a aumento a concentração e a prevenir lesões.

A técnica é baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Quando bem executada e orientada, esta técnica não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. A qualidade de vida, a consciência corporal, o bem–estar e a saúde, constituem o foco desse método.

Mais sobre o Pilates:

Joseph Hubertus Pilates nasceu na  Alemanha em 1880 e foi o inventor do método Pilates de condicionamento físico. Doente quando criança, sofria de raquitismo, asma e febre reumática, tendo tido uma infância marcada uma saúde frágil. Incentivado por seus pais, começou a praticar diferentes atividades físicas: lutas e artes marciais, esqui, mergulho, atividades circenses, ginástica olímpica, yoga, entre outras.

Na adolescência, prevendo seu futuro numa cadeira-de-rodas, começou a estudar, como autodidata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso, desenvolveu exercícios em aparelhos rústicos inventados por ele. Praticando esses exercícios em aparelhos, criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas.

No final da I Guerra, aplicou seus conhecimentos para auxiliar a reabilitação de soldados feridos e mutilados. Começou, então, a experimentar exercícios utilizando as molas das camas e outros acessórios improvisados,  descobrindo que estes possibilitavam o condicionamento de pacientes debilitados, por muito tempo acamados.

Em 1926 migrou para os Estados Unidos. Na viagem, conheceu Clara, com quem casou-se, fundando, então, o primeiro estúdio de Pilates em Nova York, num prédio destinado à dança. Através do condicionamento e da reabilitação de lesões dos bailarinos, o método foi sendo difundido para outros setores da sociedade.

Em 1967, Joseph H. Pilates falece aos 87 anos, em decorrência do incêndio no seu estudio.

Algumas frases de Joseph Pilates:

  • “Nem muito pouco, nem em excesso.”
  • “Respeite seu próprio ritmo.”
  • “ Aceite-se da forma que você é.”
  • “Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade.”
  • “Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando.”
  • “É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”
  • “Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.”
  • “Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito”
  • “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você ter um novo corpo”

Profissionais responsáveis: André Chagas, Natasha Rebouças, Milena Ioselli, Fernanda Curto, Alexandro Moreira, Olívia Tumminelli, Shelyne Gomes, Juliana Palmeira, Marcelo Martin